terça-feira, 20 de junho de 2017

Parabéns Córsega


A FLA regozija-se com a histórica vitória dos nacionalistas da ilha de Córsega ( Pé a Corsica), nas eleições legislativas francesas, elegendo, pela primeira vez deputados para a Assembleia da República Francesa e logo conseguindo eleger 3 dos 4 lugares disponíveis para a ilha de Córsega. Isto após terem ganhado as eleições corsas de 2015.

A FLA regozija-se, também, com a eleição histórica, de um primeiro deputado independentista da Polinésia Francesa, para a Assembleia da República Francesa.
O mundo, e a Europa em particular, vive um momento de afirmação dos povos e afirmação da autodeterminação dos povos, tendo este resultado em afirmações democráticas nesse sentido, na ilha de Córsega, nas ilhas da Polinésia Francesa, nas ilhas Canárias, na Escócia, na Catalunha e em muitos outras eleições, criando uma nova dinâmica com expressões culturais, económicas e políticas positivas em todos os casos.

Aos Açores e aos açorianos como cidadãos do mundo, e em particular da Europa, é-lhes negado, constitucionalmente, esse direito, comum aos cidadãos das grandes democracias europeias, de se poderem organizar e de poderem constituir partidos, ou forças políticas, açorianos que legalmente possam concorrer, em pé de igualdade, às eleições portuguesas, ditas democráticas.


Está na hora de exigirmos, e de obtermos, o que é nosso por direito, à luz dos direitos humanos internacionais e à luz dos direitos democráticos dos povos. Está na hora da autodeterminação do povo açoriano e dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário